Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 23 de abril de 2014

    Qual o impacto dos dividendos na sua carteira de investimentos

    Uma carteira com foco em dividendos é considerada um investimento de longo prazo, visto que os reais efeitos dos proventos (como o recebimento de uma expressiva renda passiva) só serão observados após alguns anos. Neste post vamos entender quais os reais impactos dos dividendos nos primeiros anos de investimentos, quando a carteira de ações ainda se encontra em um período de "maturação".


    Assim como acontece com muitos investimentos, quando focamos uma carteira de dividendos temos que entender que existe um período de "maturação" do portfólio, onde formamos uma carteira, reforçamos nossas posições em algumas companhias e acumulamos um patrimônio considerável em ações.

    Desse modo, é importante perceber que os resultados não aparecem imediatamente, mas são conquistados com bastante estudo e foco no longo prazo. Geralmente, podemos padronizar um período de no mínimo 5 anos (podendo ser estendido para 10, 15 ou 20 anos, dependendo dos aportes e das empresas compradas) para serem observados resultados (no que se refere ao recebimento de renda passiva) em uma carteira de dividendos.

    Por exemplo: imagine que você compre 100 ações de uma empresa X, por R$ 10,00 cada e que ela tenha um DY de 5%. A primeira coisa que devemos nos atentar é que provavelmente os primeiros dividendos só serão pagos no próximo ano (em alguns casos você pode receber no mesmo ano, mas não podemos generalizar) e mesmo recebendo no próximo ano, provavelmente você irá receber um valor pequeno em proventos. Com o passar dos meses e dos anos, você irá mensalmente comprar novas empresas, reinvestir os dividendos recebidos e reforçar sua posição nas companhias que você já possui em carteira. Assim, ao final de 5 anos, você já terá mais ações, um maior patrimônio e se as empresas compradas foram boas, você terá um aumento na cotação dos papéis, além de provavelmente estar recebendo um valor maior em dividendos, verificando resultados mais "palpáveis" em relação ao recebimento de renda passiva.

    Além de permitir a compra de um maior número de ações (através do re-investimento dos dividendos), os proventos recebidos nos primeiros 5 anos tem uma importância adicional em uma carteira de investimentos: eles ajudam a minimizar as oscilações do mercado acionário. Como sabemos, a bolsa de valores é considerada um mercado de renda variável, sendo que enquanto um ativo se valoriza, outro pode estar se desvalorizando. Neste caso, os dividendos recebidos podem perfeitamente minimizar ou mesmo anular a desvalorização de um ativo, equilibrando e mantendo sua carteira de ações em uma posição privilegiada em relação ao índice Bovespa. Por fim, se mesmo com o mercado em queda, você ainda consegue manter a carteira com boa rentabilidade (pelo menos ganhando do índice Bovespa), temos ai um bom indicador que você escolheu boas empresas para investir.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Um comentário:

    1. Olá!
      Bom post, simples e direto.
      Estou iniciando no mundo dos investimentos, mas sinto que muitas pessoas acham que RV só serve para "comprar no fundo e vender no topo", que este é o único tipo de lucro que elas podem ter. Muitas até desconhecem o dividendo.
      Como uma pessoa que não têm como foco principal o trabalho com investimentos ou economia, gosto muito deste tipo de investimento (com foco em dividendos) para que eu possa me focar no meu trabalho e dormir tranquilo. Eu sou dono de um pedaço de uma empresa, e não de uma ação da mesma.

      Abraço!

      ResponderExcluir